-->

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ordem dos Templários

A Ordem dos Templários, também conhecida por Ordem do Templo ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi fundada em 1118, na cidade de Jerusalém. Não existe concordância quanto aos fundadores desta Ordem, sendo esta mais comummente atribuída a cavaleiros de origem francesa e a Hugo de Payens, após a Primeira Cruzada.

Os seus membros fizeram voto de pobreza e de castidade e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros.
Segundo a lenda, nos primeiros nove anos de existência, eles dedicaram-se a escavações feitas ena sua sede, onde encontraram documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Convém ressaltar que o Templo de Salomão era o local mais santo dos Judeus e era riquíssimo. Antes do segundo templo ser destruído pelos romanos, em represália a um levante judeu contra o poder de Roma, os sacerdotes teriam enterrado grande parte da riqueza como forma de evitar que fossem tomadas pelas legiões.

A história também diz que eles ficaram com a tutela do Santo Graal, o cálice onde foi colectado o sangue de Jesus Cristo na cruz, e o mesmo que foi usado na última ceia.

Os Cavaleiros Templários foram alvos da cobiça do Rei Felipe, o Belo, da França, que premido por necessidade de dinheiro, em consequência das incessantes guerras que movia aos seus vizinhos e temeroso do poderio dos Cavaleiros Templários, resolveu apoderar-se dos bens da Ordem.

Acusados de heresia perante a inquisição, os Templários foram denunciados por possuírem um esoterismo particular, sendo caluniados, espoliados e martirizados, retiraram-se para a Escócia, Inglaterra e Portugal, onde se juntaram à Maçonaria.

1 comentário:

  1. Um tema muito interessante... Continuem

    Nao se esqueçam de visitar:
    http://www.geneticaesociedade.blogspot.com/

    ResponderEliminar

©2007 '' Por Elke di Barros