-->

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ordem dos Templários

A Ordem dos Templários, também conhecida por Ordem do Templo ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi fundada em 1118, na cidade de Jerusalém. Não existe concordância quanto aos fundadores desta Ordem, sendo esta mais comummente atribuída a cavaleiros de origem francesa e a Hugo de Payens, após a Primeira Cruzada.

Os seus membros fizeram voto de pobreza e de castidade e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros.
Segundo a lenda, nos primeiros nove anos de existência, eles dedicaram-se a escavações feitas ena sua sede, onde encontraram documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Convém ressaltar que o Templo de Salomão era o local mais santo dos Judeus e era riquíssimo. Antes do segundo templo ser destruído pelos romanos, em represália a um levante judeu contra o poder de Roma, os sacerdotes teriam enterrado grande parte da riqueza como forma de evitar que fossem tomadas pelas legiões.

A história também diz que eles ficaram com a tutela do Santo Graal, o cálice onde foi colectado o sangue de Jesus Cristo na cruz, e o mesmo que foi usado na última ceia.

Os Cavaleiros Templários foram alvos da cobiça do Rei Felipe, o Belo, da França, que premido por necessidade de dinheiro, em consequência das incessantes guerras que movia aos seus vizinhos e temeroso do poderio dos Cavaleiros Templários, resolveu apoderar-se dos bens da Ordem.

Acusados de heresia perante a inquisição, os Templários foram denunciados por possuírem um esoterismo particular, sendo caluniados, espoliados e martirizados, retiraram-se para a Escócia, Inglaterra e Portugal, onde se juntaram à Maçonaria.

Maçonaria

A Maçonaria, tal como a conhecemos hoje, foi fundada em 24 de Junho de 1717, em Londres. A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, ao culto a Mitra, à Ordem dos Templários e à Fraternidade Rosa Cruz. O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção" (sendo esta construção feita pelos maçons nas suas Lojas). Alguns autores são da opinião de que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filhos da luz". Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento e o Freemason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

A Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualistica, universal e fraterna, filosófica e progressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que tem por objectivo o desenvolvimento espiritual do Homem com vista à edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária. Não aceita dogmas, combate todas as formas de opressão, luta contra o terror, a miséria, o sectarismo e a ignorância, combate a corrupção, enaltece o mérito, procura a união de todos os homens pela prática de uma Moral Universal e pelo respeito da personalidade de cada um. Considera o trabalho como um direito e um dever, valorizando igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual. Aceita a existência de um princípio superior, simbolizado pelo “Grande Arquitecto do Universo” (G.A.D.U.), que não tem definição e que cada um interpreta segundo a sua sensibilidade ou convicção (poderá ser Deus, o Sol, a natureza, a lei moral), o que implica o respeito por todas as religiões, pois todas são igualmente verdadeiras. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Ordem dos Illuminati

Movimento de curta duração de republicanos livre - pensadores, o ramo mais radical do Iluminismo – a cujos seguidores foi atribuído o nome de Illuminati (mas que a si mesmos chamavam de "perfeccionistas") foi fundado a 1 de Maio de 1776 pelo professor de Direito na Universidade da Baviera Adam Weisshaupt e pelo barão Adolph von Knigge, na cidade de Ingolstadt, Baviera, actual Alemanha.

A conservadora Baviera era dominada pela Igreja Católica Romana e pela aristocracia, por isso, tal tipo de organização não durou muito até ser suprimida pelo poder político. Em 1784, o governo baniu todas as sociedades secretas incluindo os Illuminati e os maçons. A estrutura dos Illuminati desmoronou logo, mas enquanto existiu, muitos intelectuais influentes e políticos progressistas encontravam-se entre os membros da Ordem. Eles eram recrutados principalmente entre maçons e ex-maçons e juravam obediência a seus superiores.

Os Illuminati da Baviera lançaram uma longa sombra na história popular, graças aos escritos de seus opositores. As sinistras alegações de teorias conspiratórias que têm colorido a imagem dos maçons -livres têm praticamente ofuscado a dos Illuminati. Em 1797, o Abade Augustin Barruél publicou o livro “Memórias ilustrativas da história do Jacobinismo”, delineando uma vívida teoria conspiratória envolvendo os Cavaleiros Templários, os Rosacruz, os Jacobinos e os Illuminati.
©2007 '' Por Elke di Barros